Masterclasses

O CINE TEJO promove sessões formativas com profissionais do cinema — realizadores, atores, animadores, diretores de fotografia, caracterizadores, entre outros — com experiência em produções nacionais e internacionais. As masterclasses são gratuitas mediante inscrição prévia e sujeitas à lotação das salas.

Luís Santos é cenógrafo, figurinista, aderecista, caracterizador e professor. Fez o bacharelato de Realização Plástica do Espectáculo e licenciatura em Design de Cena, na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Em 1997 estagiou no Teatro Nacional D. Maria II. Foi, de 1998 a 2017, assistente de Cristina Reis, cenógrafa residente e co-directora do Teatro da Cornucópia, em Lisboa, tendo trabalhado em todos os espectáculos da Companhia.

Tem trabalhado como cenógrafo, figurinista, aderecista e caracterizador com os seguintes criadores: Álvaro Correia, Ana Tamen, Bernardo Beja, Carla Lopes, Carla Vasconcelos, Carlos Marques, Celso Cleto, Diogo Infante, Figueira Cid, Inês Tarouca, João Guimarães, João Mota, João Ricardo, Jorge Balça, Luca Aprea, José Caldas, José Mateus, Luis Miguel Cintra, Matilde Trocado, Mário Redondo, Nuno Correia Pinto, Paula Gomes Ribeiro, Paulo Alves Pereira, Pedro Saavedra, Pedro Simões, Rita Carpinteiro, Rute Rocha, Sissi Martins, Susana C. Gaspar e Vasco Wellencamp.

Tem feito caracterização para diversos projetos em teatro, televisão e cinema.

É professor na Escola de Artes da Universidade de Évora, Inimpetus – Escola de Actores e na Escola Artística António Arroio.

Natural de Samora Correia, com 12 anos de experiência na indústria da animação, David Mourato iniciou sua jornada como animador de personagens em 2014.

Trabalhou no AXIS Studios, onde contribuiu com sua expertise em trailers e cinemáticas de jogos para estúdios renomados como Riot, Blizzard, Guerrilla e Bungie.

Em 2019, David Mourato foi para a Fortiche para trabalhar num projeto prestigiado e premiado chamado ARCANE, tendo participado na 1ª e 2ª temporada. ARCANE arrecadou até ao momento vários Emmys. Em 2024 trabalhou na BLUR para a antologia Love Death and Robots, no episódio Spider Rose. Em 2025 tem estado mais envolvido em animação para jogos AAA.

Miguel Cardoso

Miguel Cardoso, nascido a 30 de setembro de 1972 em Setúbal, e residente em Benavente é um realizador e produtor com uma paixão por contar histórias complexas com uma impressionante estética visual — uma característica que decorre da sua vasta experiência como fotógrafo, com várias obras publicadas. Esta carreira, que agora envereda pela indústria do cinema independente, nasce de um percurso rico enquanto fotógrafo com vários livros publicados e realizador de dezenas de videoclipes e projetos de animação.

A capacidade de Miguel Cardoso para manipular o tempo e a realidade é evidente em “6”, um thriller que desafia as convenções narrativas e deixa o público imerso num mundo de sonhos.

A sua narrativa é marcada não apenas pela consistência do enquadramento, mas também pela capacidade de desafiar as expectativas do público, mantendo sempre um olhar artístico e inovador.

 

João Pupo

Realizador, argumentista e produtor. Fundador da ULF – Ultraleve Filmes e da NAU Produção de Filmes. Licenciado em Imagem e Realização pela ESTC e doutorando em Media e Sociedade no contexto dos PALOP, combina criação autoral, projetos institucionais e o ensino de cinema, fotografia e comunicação visual.

Entre os seus principais trabalhos autorais destacam-se as curtas-metragens Por Tua Testemunha (2018), vencedora dos prémios de Melhor Argumento Adaptado (Caminhos do Cinema Português), Melhor Adaptação (Shortcutz Guimarães) e Melhor Ator (Caminhos e Festival Ibérico de Badajoz), e Ao Fundo do Túnel (2006), selecionada para festivais como IndieLisboa, Fantasporto, Cineport Brasil, entre outros.

Como diretor de fotografia, colaborou em Porque é que eu não disse nada, selecionado para Locarno e Vila do Conde, e exibido pela RTP2 e TVE. É também realizador do documentário Dar é Receber, apresentado no DocLisboa. Co-realizou ainda o projeto de animação Lisboa XIX, vencedor do Concurso de Apoio à Inovação do ICA.

Na televisão, foi argumentista de várias séries de ficção como Pai à Força, Cidade Despida, O Segredo de Miguel Zuzarte, A Família Mata, Perfeito Coração e Laços de Sangue, algumas das quais nomeadas para os Prémios Autores, Festival de Monte Carlo e outros festivais internacionais.